Galeria
Saiba mais sobre - Quadro de distribuição
O quadro de distribuição tem papel importante nas grandes instalações elétricas, pois através deles se faz a passagem dos cabos vindos dos relógios de medição. Na sua instalação encontramos os disjuntores principais, ou seja, dispositivos seccionadores que alimentam circuitos tais como, tomadas, iluminação, lâmpadas, eletrodométicos ou os que energizam outros quadros da rede elétrica do imóvel.
No quadro de distribuição dividimos as cargas e as direcionamos para seus respectivos circuitos, por isso se faz importante obter um quadro de distribuição para cada seção do imóvel, ao fazer isso aumentamos a segurança de seccionamento em casos de sobrecarga e facilitamos a inspeção e manutenção da rede elétrica e diminuindo a interferência.
A fabricação de um quadro de distribuição deve seguir as conformidades da norma que regulamenta as instalações elétricas de baixa tensão - NBR5410 e deve seguir com responsabilidade os procedimentos de segurança instalações e serviços de eletricidades - NR10.
Para construção de um quadro de distribuição se faz necessário realizar o levantamento das cargas que serão utilizadas, compreendendo a função de cada componente e deve ser previsto também os circuitos reservas para instalações futuras, deixando espaçamentos no quadro. O quadro de distribuição é constituído por disjuntor geral, barramento Terra, barramento Neutro, barramentos das derivações de fases, disjuntores dos circuitos terminais e seu invólucro, composto por caixa, placa de montagem dos componentes. isoladores, espelho (tampa interna) e tampa externa (porta).
Há três tipos de quadros, os monofásicos, bifásicos e trifásicos. O quadro de distribuição monofásica é alimentado por dois cabos - Fase+Neutro, neste o disjuntor geral ou dispositivo de proteção residual - DR recebe uma fase e distribui para os demais circuitos derivados, o neutro é distribuido de forma equivalente à fase, um para cada circuito terminal.
O quadro de distribuição bifásico é alimentados por três cabos - 2 Fases+Neutro. Neste sistema duas fases alimentam o disjuntor geral e o neutro é distribuido da mesma forma que a monofásica, saindo do barramento de neutro que é fixado por isoladores sobre da placa de montagem.
Já o quadro de distribuição trifásico é alimentado por quatro cabos - 3 Fases+Neutro. O sistema trifásico também possuem barramento neutro. Em todos estes tipos é importante a presença de dispositivos contra surtos ou de proteção residual, principalmente em tomadas, pois desta forma garante a segurança de pessoas e operadores.
Em todos os tipos de circuitos a proteção por cabos terra é imprescindivel.
Portanto em uma nescessidade de projeto especial e ou orçamento para seu projeto nos contacte que teremos grande prazer em atender.