Galeria
Saiba mais sobre - Quadros elétricos
Os quadros elétricos são mais comuns no nosso dia a dia do que imaginamos. A partir deles podemos obter energia fornecida pela rede elétrica de baixa tensão.
Há diversos tipos de quadros elétricos, por exemplo os chamados de Centrinho de Distribuição, os Quadros de Acionamento de Motores, Quadros de Tomadas, Quadros de Comando ou até mesmo os Quados de Bomba de Incêndio. Em sua maioria os quadros elétricos são fixados na parede sendo de embutir ou sobrepor.
Os quadros elétricos seguem duas formas, ou seja, os seus componentes podem ser dispostos na posição de forma DIN ou em "espinha de peixe".
Os Centrinhos de Distribuição ou popularmente conhecidos como "quadros de força", por exemplo, em sua maioria são montados em formato DIN e sua caixa pode ser encontrada em material termopláticos ou aço carbono. Comercialmente são encontrados em módulos, isto determina o dimensionamento da caixa. Podemos encontrar estes centrinhos em residências, escolas, academias, lojas, ou seja, praticamente em qualquer estabelecimento que necessite de um quadro para alimentação de tomadas, iluminações, chuveiros, etc.
Já os quadros elétricos de Acionamento de Motores, Comando e Bomba de Incêndio podem ser encontrados em edificios, Shopping's, hotéis. Uma característica comum neles é a presença de dispositivos de manobra, tais como botões de pulso, botões de emergência, chaves seletoras e sinalizações visuais ou sonoras na porta. Os quadros elétricos de Tomada por sua vez possuem tomadas instaladas em seu invólucro, facilitando assim a alimentação das cargas, podendo ser ligadas diretamente no quadro.
Os quadros elétricos são classificados pelo seu índice de proteção ou seus ensaios TTA - Totalmente Testados e PTTA - Parcilamente Testados. Embora estes dois termos pareçam ter o mesmo significado, na realidade são definições diferentes e podem ser aplicadas de forma independente.
O índice de proteção é vigente à norma NBR 60529 que define o grau de proteção do invólucro dos quadros elétricos, o qual avalia o tipo de proteção que este quadro deverá ter, esta proteção varia de acordo com a instalação e a necessidade do cliente, as proteções podem ser, por exemplo, contra poeiras, jatos de água, efeitos de imersão, efeitos de submersão, etc.
Os quadros elétricos submetidos aos ensaios de características TTA ou PTTA em vigor à norma NBR IEC 60439-1, são quadros que foram expostos a altas temperaturas, corrente suportável de curto circuito, ensaios dielétricos e funcionamento mecânico.