Galeria
Saiba mais sobre - Quadro elétrico externo
O quadro elétrico externo é um quadro de distribuição de energia elétrica que pode ser instalado em meio externo e deve suportar alterações climáticas como temperatura, chuvas, maresias, entre outras. Para que isso se torne possivel são necessários inúmeros procedimentos desde sua fabricação, chaparia, furação no invólucro até a instalação dos componentes e vedação e acabamento dos mesmos. Um quadro elétrico externo tem a mesma composição de um quadro de distribuição abrigado, ele pode ser instalado sobreposto ou embutido.
A primeira consideração que deve ser feita é a respeito do quadro elétrico externo é a fabricação de sua chaparia, pois um quadro coM este tipo de instação sofrerá agressões proveniente da poluição, salinização, umidade, também deve-se considerar situações extremas como descargas atmosférica. O material do invólucro de um quadro elétrico externo por ser feita de aço carbono, inox e termoplástico, independente do tipo do material ele deverá suportar as situações apresentadas a cima e principalmente manter a segurança de seres vivos que possivelmente estarão próximos à instalação.
O material do invólucro de um quadro elétrico externo poderá definir seu preço, pois o tipo de fabricação, a materia prima envolvida, o processo de finalização e acabamento de um produdo como este pode agregar valores. Desta forma pode-se dizer que o quadro elétrico externo de material termoplástico, por exemplo, tem um valor comercial mais atrativo, pois não se faz necessário pinturas, soldagem que são procedimentos que encarecem o produto.
O grau de proteção aplicado em um quadro elétrico externo é um fator muito importante, pois o IP define o tipo de proteção que este quadro possui. Deve-se considerar e analisar o ambiente de instalação para definir o grau de proteção do quadro elétrico externo, não é necessário garantir apenas o grau de proteção do quadro, mas todos os componentes que o compõe deverão obdecer o mesmo IP considerado para o quadro.
IP significa Invólucro Protegido, esta proteção é proveniente da especificação dos dois números característicos sendo o primeiro e o segundo numeral. O primeiro numeral determina a proteção contra a penetração de corpos sólidos em relação aos equipamentos instalados internamente no quadro e o segundo determina a proteção contra elementos hídricos que poderão ser desde respingos de água, jatos constantes, imersão em casos de inundações e submersão.